quinta-feira, 21 de julho de 2011

Coletor Menstrual para mulheres LIVRES

A maternidade me fez enxergar mais longe e com ela veio o interesse em cuida do planeta que vou deixar não só para minha filha, mas para todas as futuras gerações. Além das Fraldas de Pano, Método E.C., Amamentar (que não deixa de ser um ato pró-ecologia) entre outras que merecem postagem especial - em breve. Conheci (aqui) os Coletores Menstruais. AMEI a ideia pois confesso que sempre ODIEI (e é essa a palavra ideal pra expressar meu antigo sentimento, com certeza compartilhado com muitas, por ela) a menstruação. Desde a menarca esse assunto foi sempre constrangedor pra mim, assim como muitos outros. Mas após o parto além de compreender minha fisiologia, aprendi a respeitar, gostar e até esperar ansiosamente (e positivamente) o que antes era um martírio todo mês. Como pra mim - e pro planeta - foi benéfico venho compartilhar a informação para quem ainda não conhece.
 
Coletor menstrual é um dispositivo de barreira, desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente. Ao contrário dos absorventes externos ou internos (tampões), coleta o fluxo ao invés de absorvê-lo. É um conceito inteligente e muito eficiente de higiene e ecologia feminina. As vantagens em usar um coletor menstrual são muitas!
 
1) Ecologia: não produz mais lixo com absorventes. Em um ano são 3 quilos a menos, em 10 anos, 30 quilos a menos de lixo no mundo!! Os absorventes comuns tem por matéria prima derivados químicos de petróleo. Depois de usados são material plástico contaminado impossível de reciclar, e cada um leva cerca de um século para se degradar.
 
2) Economia: você compra um coletor e o usa por vários anos ao invés de ter que comprar absorventes todo o mês, o que também é muito prático.
 
3) Praticidade: o coletor menstrual é pequeno e pode ser levado na bolsa sempre, evitando surpresas desagradáveis na sua rotina. Pode ser usado durante todo o ciclo menstrual, durante a noite, na prática de esportes ou na piscina, independente se o seu fluxo é intenso.
 
4) Conforto: o coletor é discreto e se molda ao corpo, você nem lembra que está usando, ao contrário do que acontece usando absorventes comuns.
 
5) Fácil de usar: no início você pode estranhar um pouco, mas com a prática, você vai tirá-lo e colocá-lo em segundos. O coletor é flexível e deve ser colocado dobrado na vagina. A flexibilidade permite que o coletor se molde-se perfeitamente ao corpo.
 
6) Higiene e cuidado: o coletor é de silicone hipoalergênico e não interfere na umidade natural da vagina (ao contrário dos absorventes internos que por serem de algodão ressecam a flora vaginal). Não tem látex, nem corantes e nem gel, portanto é ideal para as mulheres que ficam com a pele irritada ou até com assaduras pelo uso dos absorventes comuns. E além disso, como não há proliferação de bactérias enquanto o sangue não entra em contato com o ar, não sentimos odores desagradáveis.

O meu é MeLuna, Incolor, de bola pois penso ser o mais fácil de manusear, tamanho G por já ter filha e acreditar que tinha um fluxo intenso - que descobri estar errada. Mas existem várias outras marcar de coletores no mercado.
 

fontes:
Jardim de Om
Clã Filhas da Lua

4 comentários:

  1. Mari, vc usa? Tenho pensado seriamente desde que ouvi falar nesses coletores... Os benefícios são tantos, né?

    ResponderExcluir
  2. Sim Bá, desde a primeira menstruação depois da Laura nascer aboli os absorventes. A economia e o conforto são os principais motivos de eu super indicar o uso!! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu não uso porque menstruo pouquissimo, é um sangramento na verdade, cada mês eu uso um absorvente porque só mentruo um dia hahahah e é pouco!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sendo apenas um absorvente por mês. A longo prazo o coletor seria mais econômico! Sem contar todas as outras vantagens citadas.

    ResponderExcluir