terça-feira, 5 de julho de 2011

O que é Doula?

A doula é uma companheira treinada para apoiar e capacitar as mulheres durante a gravidez, trabalho de parto e pós-parto.

Quais são os benefícios de ter uma doula?
Ter o apoio de uma doula reduz significativamente o medo e a tensão. E aumenta a sensação de segurança e confiança. Ajuda a gerar um ambiente calmo e seguro, a criar e manter um espaço ideal para o nascimento auxiliando a mulher a se sentir no controle. A doula pode fornecer informações baseadas em evidências, apoiando a mãe a fazer sempre as melhores escolhas  para sua segurança e a de seu bebê.

A atuação da Doula no parto ajuda a reduzir a duração do trabalho de parto, a necessidade de medicação para a dor e também a possibilidade de ter uma cesariana. Ajuda os parceiros a participar com toda a confiança, aumenta a probabilidade de sucesso do aleitamento materno, a unir os pais com seu bebê e a se sentirem mais confiantes em seu novo papel.*

Por que eu preciso de uma doula - Eu tenho meu parceiro (ou outros familiares/amigo)?
Gravidez e parto também representam uma transição enorme para os parceiros. Pode ser associado ao sentimentos de opressão, incerteza, apreensão... E, infelizmente, às vezes você pode se sentir esquecida. Doulas dão apoio também aos parceiros durante todo o processo, oferecendo informações e encorajamento.

Qualquer pessoa que está emocionalmente ligada à situação, mais do que provavelmente têm dificuldade em saber como apoiar a mulher em trabalho de parto de forma eficaz, e pode até achar um desafio assistir seu ente querido em desconforto. A doula oferece sugestões para ajudar o parceiro, e qualquer outro membro da família ou amigo, a dar apoio na forma que se sintam mais confortáveis. Pode também tranquilizá-los, explicando o que está acontecendo e fornecendo informações gerais sobre o processo  do parto.

Ter uma doula presente significa que os parceiros podem deixar um pouco a responsabilidade que eles tendem a assumir e isso lhes 
 liberdade de apenas curtir o nascimento.

Por que eu deveria ter uma doula -  Já tenho obstetra/parteira!?Os papéis de uma doula e de um parteira são muito diferentes. O papel principal de uma doula é garantir que a mulher se sinta segura, incentivando, ouvindo e apoiando. O papel principal de uma parteira, ou obstetra é o de garantir um resultado seguro. O trabalho de uma e de outro devem complementar-se. Idealmente vão trabalhar juntos, para assegurar uma experiência segura e positiva, juntamente com um resultado seguro e positivo para a mãe, bebê e parceiro.

Às vezes é esperado que o obstetra atenda a uma parturiente continuamente até que o bebê nasça. Infelizmente, este é raramente o caso. Nos hospitais, eles trabalham em turnos e geralmente são responsáveis por muitas mulheres ao mesmo tempo, o que significa que as parturientes e seus parceiros muitas vezes vão ser deixados sem apoio por longos períodos de tempo. Mesmo se, por acaso, uma mulher tem a presença do seu médico em todo o parto, há muita papelada e diferentes responsabilidades que precisam ser acertadas, sendo verdadeiramente impossível no sistema de hoje, um obstetra, ou parteira passar a experiência inteira  junto a mulher.
A doula fornece o carinho tão necessário e a continuidade de cuidados, da gravidez até o pós-parto, de forma exclusiva e sob medida para você e suas necessidades.


A doula...

Reconhece o nascimento como uma experiência que a mãe vai se lembrar toda a sua vida...
Compreende a fisiologia do nascimento e as necessidades emocionais de uma mulher em trabalho de parto...
Auxilia a mulher na preparação e realização de seus planos para o nascimento...
Fica ao lado da parturiente durante todo o trabalho...
Fornece apoio emocional, medidas de conforto físico, um ponto de vista objetivo e assistência à mulher no sentido de obter as informações que precisa para tomar boas decisões...
Facilita a comunicação entre a parturiente e a equipe médica...
Percebe seu papel como aquele que nutre e protege a memória da mulher na sua experiência de parto. 
A aceitação das doulas no cuidado da maternidade está crescendo rapidamente com o reconhecimento de sua importante contribuição para melhores resultados no bem-estar físico e emocional de mães e bebês.

Fontes e Referência: 
*"Mothering the Mother: How a Doula can Help You Have a Shorter, Easier and Healthier Birth", Klaus, Kennell, and Klaus 1993)

Nenhum comentário:

Postar um comentário