terça-feira, 19 de março de 2013

de braço com o brax - ou contrações de treinamento

Quem é mãe já deve ter sentido o que é uma contração (vamos ser positivas!). Quando sente a musculatura da barriga toda dura, o que as vezes é meio incomodo, pode dar uma dorzinha, um desconforto, uma faltinha de ar. A sensação pode ser de que estão apertaaaando a barriga! Então, essa contração pode ainda não ser trabalho de parto (e no final da gestação mesmo, parece que nunca é)! Mas apenas um treinamento para o que ainda há de vir. 

As contrações de Braxton Hicks nada mais são do que isso mesmo, um treino do útero - um músculo - fazendo uma 'academia' pra estar prontinho pra hora do trabalho efetivo! Tem mulheres que não chegam nem a sentir, mas tem outras - como eu - que podem conviver desde as 16 semanas com elas, ou com sorte só bem mais tarde!

Muitas, nessa hora em que sentem as famosas contrações de treinamento, sem informação, correm pra maternidade, e dependendo de quantas semanas já estejam, já ficam por lá mesmo, acabam por induzir um '(falso) trabalho de parto que não está progredindo' e muitas vezes em uma cesárea por (falsa) falta de dilatação.

Elas podem ser desencadeadas por diversos motivos, se você, assim como eu, as sente constantemente, tem algumas formas de bem conviver com elas - pelo menos por alguns meses:
  • manter a hidratação - tomar sempre muita água, nunca chegar a 'sentir sede', pois é quando o organismo já está precisando muito de água!
  • mudar de posição, atividade - se estava de pé, sente. se estava sentada, ande um pouco. 
  • ir ao banheiro! - bexiga (ou reto) cheia(o) muitas vezes é o motivo. (e como não estamos acostumadas com o novo local que esses órgãos agora habitam, não nos damos conta que é a hora de ir)
  • tomar um banho morno pra relaxar - muito cansaço ou incomodações também podem despertar o tio brax!
Há outros estímulos que podem desencadear as 'falsas' contrações, mas não precisam ser evitados (preferencialmente não rs): exercícios físicos, o sexo!, simplesmente ficar alisando a barriga, ou pode até ser apenas pela movimentação do bebê.

Se mesmo sabendo desses motivos, ficar na dúvida se é ou não trabalho de parto ('pode ter certeza de que quando for você vai saber!' - frasezinha que irrita, mas é fato!) atente a outros sinais para saber diferenciar:


Principalmente, prestar atenção ao ritmo! Se possível, antes de correr pra maternidade, até que fique tranquila, confirmar se é um falso ou verdadeiro trabalho de parto, marque em um papel de quanto em quanto tempo elas vem e o tempo que duram (esse aplicativo também pode super ajudar)... Para que assim possa ter noção do ritmo em que estão vindo (se de 10 em 10 min., 5 em 5, -> 3 em 3 minutos é quando a doula aqui indica ser o momento de ir pra maternidade, se a ideia for essa !) Se houver perda de liquido amniótico ou secreção sanguinolenta (tampão mucoso) é sinal de que o trabalho de parto se aproxima!

Quanto mais próximo for chegando a data do parto, mais intensas e frequentes costumam ser as contrações de treinamento, o que vai nos deixando cada vez mais ansiosas, podendo confundir muuuitas vezes antes de ser de fato, pois elas vem e passam, pegam ritmo e param, vem fortes, diferentes, durando mais e de repente já estão tão iguais de novo! 

Aqui em casa já cheguei a dizer, 'da próxima lua não passa' por mais de uma vez, pois a cada lua cheia tem sido uma rotina de treino! Aproveite para isso mesmo, treinar! Seja a respiração, posições que mais te ajudam na hora da contração, que quando for pra por em prática acabará sendo instintivo buscar por elas.

Mariana Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário