sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mamaço Mundial

Mamaço Mundial - Florianópolis/SC

O convite é para todos que participaram do Mamaço Nacional e também para os que não puderam comparecer. O evento não é só para quem amamenta mas para todos que apóiam as causas! Dessa vez a ação não será apenas nacional, mas sim Mundial. Ocorrerá em várias cidades/estados do Brasil assim como em vários outros países.

Vamos nos reunir no sábado - 06 de agostoas 15hrs no Horto Florestal do Córrego Grandepara mais um grande Mamaço - Encontro pró-amamentação.O ato tem como objetivo defender o direito da mãe amamentar/alimentar seu filho em público, bem como incentivar e reafirmar os benefícios do aleitamento materno até dois anos de idade ou mais e como alimento exclusivo até os seis meses do bebê. E para isso também alertar sobre a necessidade do aumento da licença maternidade de 4 para 6 meses a todas as mulheres. Faremos um encontro para um pic-nic coletivo, onde cada um leva um lanche ou fruta e cangas/toalhas para forrar a gramapar e ficar mais aconchegante. Reuniremos a experiência de cada mãe e familiar para um bate-papo, trocar informações sobre a amamentação, dificuldades, dúvidas. Colaborando com o tema 2011 da Semana Mundial de Aleitamento Materno (do dia 1 a 7 de agosto) - A comunicação!


     

Seis de Agosto, sábado da Semana Mundial de Aleitamento Materno, foi a data escolhida para nos encontrarmos novamente para a realização do evento Mamaço Mundial. 

O movimento pela amamentação já é antigo e consolidado, basta ver quantas ONGs mantém atuante a conscientização e valoração da amamentação.
Mas, a expressão Mamaço, surgiu após a antropóloga Marina Barão, ter sido impedida, pela monitoria da exposição do artista plástico Leonílson, no Instituto Itaú Cultural da Avenida Paulista, com a argumentação de ser proibido se alimentar naquela sala.
A mãe portava seu bebê de dois meses num sling, que ao sentir fome, naturalmente o colocou para mamar.
Após o incidente, Marina organizou o movimento que chamou de “Mamaço Cultural”, onde reuniu pouco mais de 50 mães num evento apoiado pela instituição, que se retratou publicamente.

Paralelamente, nos dias que antecediam o evento, que aconteceu no início deste mês de maio, a jornalista Kalu Brum, publicou em seu perfil na rede social Facebook uma foto sua amamentando seu filho.
No dia seguinte, o Facebook enviou-lhe um comunicado, que sua foto seria retirada por conter conteúdo impróprio.
A Jornalista então criou uma comunidade na rede convidando a todos que trocassem a imagem de seus perfis, por uma foto de amamentação, e aludindo ao evento em São Paulo, chamou a comunidade de “Mamaço Virtual – Porque Amamentar é Beleza Pura!”, além de ter acontecido uma blogagem coletiva em muitos blogs escritos por mães.

Assim surgiu o evento “Mamaço Nacional”, que no dia 5 de junho deste mesmo ano Mães, seus familiares entre outras pessoas que apoiam a amamentação se reuniram em várias partes do Brasil em um 'Mamaço Nacional'. O ato teve a participação das cidades de: BélemBelo HorizonteSão Paulo, BrasíliaCampinas (SP)CuritibaRecifeCampo GrandePorto Alegre, além de Florianópolis.

Os eventos foram um sucesso, pois abriu ainda mais espaço para discutir a valorização da amamentação, fazendo o tema ainda mais presente nas mídias e nas pautas do congresso e acostumando os olhos da sociedade ao ato natural de amamentar.

O evento está novamente sendo produzido por mães em caráter informal, sem fins lucrativos.

Mesmo que você não compareça, promova a comunicação!
Divulgue no twitter, facebook, orkut, blog. E apoie esse ato!

Quem tiver interesse em colaborar
ou obter mais informações entre em contato:
Mariana Andrade

mah.and@hotmail.com


Procure informação de data e local na sua cidade/país.
Se tiver facebook, pode encontrar/perguntar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário