Mamaço Mundial - Florianópolis/SC
O convite é para todos que participaram do Mamaço Nacional e também para os que não puderam comparecer. O evento não é só para quem amamenta mas para todos que apóiam as causas! Dessa vez a ação não será apenas nacional, mas sim Mundial. Ocorrerá em várias cidades/estados do Brasil assim como em vários outros países.
O movimento pela amamentação já é antigo e consolidado, basta ver quantas ONGs mantém atuante a conscientização e valoração da amamentação.
Mas, a expressão Mamaço, surgiu após a antropóloga Marina Barão, ter sido impedida, pela monitoria da exposição do artista plástico Leonílson, no Instituto Itaú Cultural da Avenida Paulista, com a argumentação de ser proibido se alimentar naquela sala.
A mãe portava seu bebê de dois meses num sling, que ao sentir fome, naturalmente o colocou para mamar.
Após o incidente, Marina organizou o movimento que chamou de “Mamaço Cultural”, onde reuniu pouco mais de 50 mães num evento apoiado pela instituição, que se retratou publicamente.
Paralelamente, nos dias que antecediam o evento, que aconteceu no início deste mês de maio, a jornalista Kalu Brum, publicou em seu perfil na rede social Facebook uma foto sua amamentando seu filho.
No dia seguinte, o Facebook enviou-lhe um comunicado, que sua foto seria retirada por conter conteúdo impróprio.
A Jornalista então criou uma comunidade na rede convidando a todos que trocassem a imagem de seus perfis, por uma foto de amamentação, e aludindo ao evento em São Paulo, chamou a comunidade de “Mamaço Virtual – Porque Amamentar é Beleza Pura!”, além de ter acontecido uma blogagem coletiva em muitos blogs escritos por mães.
Assim surgiu o evento “Mamaço Nacional”, que no dia 5 de junho deste mesmo ano Mães, seus familiares entre outras pessoas que apoiam a amamentação se reuniram em várias partes do Brasil em um 'Mamaço Nacional'. O ato teve a participação das cidades de: Bélem, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Campinas (SP), Curitiba, Recife, Campo Grande, Porto Alegre, além de Florianópolis.
Os eventos foram um sucesso, pois abriu ainda mais espaço para discutir a valorização da amamentação, fazendo o tema ainda mais presente nas mídias e nas pautas do congresso e acostumando os olhos da sociedade ao ato natural de amamentar.
O evento está novamente sendo produzido por mães em caráter informal, sem fins lucrativos.
Mesmo que você não compareça, promova a comunicação!
Divulgue no twitter, facebook, orkut, blog. E apoie esse ato!
Quem tiver interesse em colaborar
ou obter mais informações entre em contato:
Mariana Andrade
mah.and@hotmail.com
Procure informação de data e local na sua cidade/país.
Se tiver facebook, pode encontrar/perguntar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário