sábado, 3 de dezembro de 2011

A dor ao meu ver


"A dor, pra mim, é um sinal de que algo está errado". Essa foi a primeira resposta que minha mente deu ao pensar em DOR! Mas analisando melhor a dor é um sinal de que tudo está na verdade dando certo. O corpo está respondendo exatamente como tem que ser. Se cortamos nosso pé por exemplo e não estivermos vendo, sentiremos a dor que nos alertará que algo aconteceu, para que percebamos e tomemos os devidos cuidados.

Enxergo a dor do parto quase da mesma forma. O corpo sinalizando que está trabalhando, que tudo lá por dentro (e também por fora) está se movendo, abrindo e modificando. Nos avisando para que tomemos as devidas precauções para que tudo transcorra bem... Se sentimos dor, mudamos de posição para que o trabalho flua de acordo, por exemplo.
Antes de passar pelo parto qualquer dor de cabeça era motivo para analgésicos, hoje tento entender o motivo de ela existir, dependendo da causa e da circunstancia, tomo uma devida atitude, como parar o que estava me causando a dor, corrigindo e tentando fazer de uma forma diferente para que não volte a acontecer.

Pensava no parto como uma dor necessária, que toda mulher Tinha que passar e pronto. Hoje tenho consciência da complexidade por trás dessa 'dor' (fisiológica e psicológica). Mas ainda acredito que se ela ocorre tem um motivo e na maioria das vezes a encaro de frente... Hoje, depois de parida. 

E diante da dor do outro, ajo da mesma forma, como se fosse comigo. Tento passar o meu modo de entendê-la, para também tranquilizar a outra pessoa: de que o corpo está agindo da forma correta, que está alertando para algo e que tomemos uma atitude para que se alivie aquela situação. Auxiliar a pessoa a também entender essa dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário