sexta-feira, 1 de março de 2013

10 técnicas para gerenciar a dor no Parto Natural

por michelle - The Parent Vortex

Minha vizinha está esperando seu primeiro bebê nascer a qualquer momento, e vê-la tão cheia de expectativa está me deixando nostálgica, recordando meu primeiro parto. Então, este post é para todos vocês mães de parto natural, passado, presente e futuro: uma coleção de técnicas de gestão da dor, livre de drogas para o parto. 

1. Concentre-se na respiração. Se eu tivesse que escolher apenas uma técnica de controle da dor, seria esta. Mantenha o controle da respiração, mantendo as exalações tão longas, suaves e prolongadas quanto possível. Não se preocupe com as inalações, que irão acontecer por conta própria. Esta técnica me ajudou a sentir como eu estava indo a cada contração, ao invés de ser golpeada por elas. Minha professora de yoga disse, "a respiração é o bote salva-vidas que vai levar você através dos mares tempestuosos do nascimento." Ela sabia do que estava falando. 

2. Balance e rebole. Rodas o quadril e a pélvis não só acalma e tranquiliza, como também aumenta a intensidade das contrações, aumentando a pressão da cabeça do bebê sobre o colo do útero e incentiva o bom posicionamento fetal. 

3. Fique de pé. Use posições de parto ativo, como se inclinar, dançar, andar, 'pular' em uma bola de pilates, balançar em quatro apoios. Andar para trás e para frente até o banheiro. Para cima e para baixo na sala. E descançar a cabeça em algo macio entre as contrações. 

4. Fora de área. Deixe o resto do mundo cuidar de si mesmo. Permita que a lógica, a mente analítica, se acalme. Para mim, isso significa NÃO cronometrar minhas próprias contrações. 

5. Renda-se à força da vida que flui através de você. Encontre essa profunda fonte de força interior. 

6. Visualize uma flor se abrindo.

7. Diga SIM. Sim, eu vou encontrar o meu bebê em breve. Sim, estou progredindo no trabalho de parto. Sim, cada contração me traz mais perto do nascimento. 

8. Faça gemidos. Vocalize outros sons baixos, guturais, especialmente durante a expiração. 

9. Mantenha a boca, maxilar e face relaxada. Tensão no rosto pode refletir em tensão no assoalho pélvico, e vice-versa. 

10. Pratique diferentes técnicas de gestão da dor, antes do parto. Então você poderá fazê-los depois sem ter que pensar neles. Birthing from Within (Parto que vem de Dentro) é um grande recurso para a prática de gestão da dor.

Não há forma melhor de se preparar para o parto natural durante a gravidez, do que escolher um profissional que dê suporte, cuidados e informações sobre a fisiologia do parto e nascimento (como uma doula ou educadora perinatal). Quando se trata de um parto livre de drogas, você não tem que ser uma super-heroína sem ter nenhum alívio para dor. Se você tentar todas estas técnicas e acabar precisando de uma analgesia peridural, tudo bem também. Mas com uma gravidez saudável, uma boa preparação e um arsenal de poderosas técnicas naturais para alívio da dor, um parto natural, livre de drogas é possível para toda mulher!

**tradução livre: Mariana Andrade

2 comentários: