quinta-feira, 9 de junho de 2011

APENAS PARA BEBÊS

22:58, 27 DE OUTUBRO DE 2008
HAROLDO CASTRO
GERAL TAGS: 

Nas zonas rurais de Papua Nova Guiné (PNG), as mulheres geralmente vivem sem precisar esconder seus seios – um comportamento natural de populações nativas que vivem em um clima tropical. Acontece a mesma coisa na Amazônia e na África.

Um grupo de mulheres Huli caminha até seus campos de agricultura, onde irão trabalhar durante toda a amanhã, em companhia de seus filhos menores.
Durante os sing-sings e as visitas às comunidades, sempre que eu fotografava uma mulher ou até mesmo uma adolescente, ali estavam eles – os seios – sempre à mostra, à frente de meus olhos e das minhas lentes. No primeiro sing-sing, confesso que me senti um pouco intimidado quando apontava diretamente minha câmera para o corpo das mulheres. Mas, ao ver que a resposta delas era bem mais natural que a minha, perdi o acanhamento. Também, à medida que ganhei a confiança de Frank, um dos jovens locais que nos acompanhava na viagem, passei a fazer perguntas um pouco mais íntimas.

“No nosso país, ter seios grandes é normal. As mulheres, depois que têm filhos e amamentam, seus seios ficam assim, volumosos e caídos”, disse Frank. “Não é assim na terra de vocês?”

Esta jovem de 20 anos, com um cigarro artesanal na boca, tem um filho de um ano e continuará amamentando o menino ainda por muitos meses.
A realidade é que, ao ter um filho, os seios das jovens de PNG dobram de tamanho e de peso. Mesmo se com apenas 19 ou 20 anos.

Frank explica que, ao contrário do que acontece com os ocidentais, os seios não possuem nenhuma conotação sexual ou até mesmo sensual. “Aqui em PNG, jamais um marido beija os seios de sua mulher. Ele pode fazer um pouco de carinho com as mãos, até deitar a cabeça em cima dos seios. Mas a boca, jamais! Isso é apenas para os bebês”, afirma Frank.

Um menino de um ano e meio, apesar de já correr pelo chão, continua sendo amamentado por sua mãe.

2 comentários:

  1. lindo essa mãozinha segurando o peito, lindo!

    ResponderExcluir
  2. Lindo né. A matéria e as fotos são excelentes! Me senti na obrigação de compartilhar. ;)

    ResponderExcluir