quinta-feira, 7 de abril de 2011

Revistas e revistinhas

    Mesmo antes de entrar para escola já tinha contato com a leitura por ter uma irmã mais velha que lia para mim e me fazia “ler” para ela. Lembro que o primeiro livro que consegui transformar as letrinhas em palavras com sentido -  depois de muitas leituras de mentirinha - foi A nuvem de Lúcia Pimentel Goés. Ficava impressionada em saber que ali estava a história e não só nas figuras.

    Já na escola vivia na biblioteca devorando tudo que me chamasse a atenção. Adorava ganhar livros de presente e comprá-los nas feiras do colégio. Minha maior paixão eram as revistinhas da Turma da Mônica. Muitas vezes ficava deitada no chão da banca do meu tio lendo o máximo que podia antes que minha mãe chamasse para ir embora. Isso quando o chamado não era seguido de choro para que comprasse “só mais umazinha e não peço nunca mais”. Também lia tudo que encontrava de Agatha Cristie.
    Mas confesso que a paixão pela leitura foi se apagando na fase do ensino médio. Tudo era diferente, ninguém achava legal ler. Muito menos quando era o professor quem mandava. Até um dos livros obrigatórios do vestibular me encantar. Era Dois Irmãos de Milton Hatoum. Me fez recordar de como era gostoso sentar e simplesmente se deixar levar pela história que ainda encontrava nas letrinhas.
    Hoje concilio a leitura dos livros que gosto de ler e reler, com a literatura infantil todas as noites para minha filha dormir. Meu mundo se voltou totalmente para o assunto Mãe desde a chegada dela. Os programas que freqüento, o que assisto na televisão e até o que leio - que em geral são matérias e artigos sobre parto e criação de filho. Digo aos amigos que se meu curso da faculdade fosse sobre esse assunto já estaria passada antes de entregar monografia.
    Procuro mudar meu foco agora cursando Letras na universidade, voltar a debater outros assuntos que também me interessam. Ainda voltado para educação, mas com uma visão mais ampla e geral. Já tenho buscado por informações desse novo mundo e agora ao invés de revistinhas tenho ido aquela banca do meu tio comprar a Nova Escola. E estou adorando essas novas descobertas. 

Um comentário:

  1. Nem sabia que vc estava cursando Letras!
    E eu já li muito Agatha Christie na minha vida... minha avó tinha uma coleção.

    Vou fazer uma postagem sobre a importância de ler histórias para crianças!

    beijos

    ResponderExcluir