sábado, 13 de agosto de 2011

Preparação ao Parto

    A preparação do parto se inicia antes mesmo de existir a gravidez, desde a formação da mulher, na sua criação, na educação recebida, nas convicções e idéias pré-concebidas, sobre sua feminilidade, da família e cultura em que está inserida. A partir do momento que a mulher se descobre grávida, ocorrem junto às mudanças externas, também as internas. Nesse momento, buscando informação e se guiando pelo próprio pensamento, os mitos caem e os medos se desfazem. Criando consciência de seu corpo e fisiologia, ganha confiança em si como mulher.

Mães de Florianópolis

    Participar de um curso de preparação para o parto é uma forma de buscar essa informação, além de bons livros. Nos cursos oferecidos pelo governo em hospitais públicos e centros de saúde é possível aprendendo exercícios que auxiliam na preparação física. E a troca de experiências com outras mães, expondo suas dúvidas no grupo para que possam ser esclarecidas, auxiliam na preparação psicológica, para a transformação que acontece/acontecerá.


    Nas maternidades particulares também são oferecidos cursos, esses nem tão indicados por serem considerados mais uma forma de propaganda dos serviços prestados e produtos, do que de boa informação. Existem também grupos e particulares que oferecem além de boa informação, serviços especializados como acupuntura, massagens, aulas de yoga... Até acompanhamento, como o da doula e assistência para o Parto Domiciliar, como as enfermeiras obstétricas ou obstetrizes.

Centro Português de Preparação para o Parto 

    Em uma preparação para o parto humanizada, a meu ver, o ponto principal seria auxiliar a mulher a compreender e confiar, não só na sua fisiologia, mas no seu instinto. “Recuperá-los e valorizá-los” (Adriana TD).


**os links postados são de atendimentos em Florianópolis.
No link Parto do Princípio pode procurar um grupo em sua cidade.

2 comentários: